Melhorar o rendimento e a qualidade dos FLVs (Frutas, Legumes e Verduras) é algo que os aminoácidos têm muito a contribuir.
Segue abaixo um estudo realizado por Ahmed, F. F. et al. (1) em 2011. Que nos conta como a produção da saborosa uva Thompson (aquela sem semente!) foi melhorada utilizando-se aminoácidos (tryptophane, methionene, cystene, cysteine) combinados com diferentes nutrientes em aplicações foliares:
“Melhorar o rendimento e qualidade da uva pode ser alcançado através de práticas recentes de horticultura, como aplicação de aminoácidos enriquecidos com nutrientes e biofertilizantes com N, P e K. O uso de aminoácidos não apenas aumenta o crescimento, mas também melhora a quantidade e qualidade da produção. Eles melhoram a biossíntese de todos os alimentos orgânicos e oferecem o máximo proteção contra todos os estresses...”
Tabela com resultados do estudo realizado por Ahmed, F. F. et al. em 2011 em uvas Thompson
Em sua conclusão é destacado: "Os melhores resultados foram obtidos nas videiras fertilizadas com aminoácidos enriquecidos com nutrientes e biofertilizantes. As videiras sem tratamentos apresentaram os piores resultados. Nos três anos de estudo, os testes apresentaram os mesmos efeitos"
Bibliografia:
(1) AHMED, F.F.; IBRAHIEM, A.A.; MANSOUR, A.E.M.; SHAABAN, E.A; EL-SHAMMAA, M.S. Response of Thompson Seedless grapevines to application of some amino acids enriched with nutrients as well as organic and biofertilization. Research Journal of Agriculture and Biological Sciences, Ma’am, v. 7, n. 2, p. 282-286, 2011.
Comments